3 sugestões que vão ajudar a dar o próximo passo na sua carreira

Não importa qual seja a sua carreira, um trabalho fixo em uma empresa, dono de um pet shop, confecção de camisetas personalizadas, professor ensino médio, instrutor de paraquedismo, dona ou dono de casa, pai, mãe ou irmão…avares - canto inferior direito

Carreira é o conjunto de atividades que você executa, dentro de sua de conhecimento, que lhe trazem sentimento de realização e propósito.

Uma das chaves da progressão de carreira, além do acúmulo de experiência ao longo dos anos, é investir em sua própria qualificação, fato que necessariamente traz um aumento da credibilidade de sua imagem profissional.

exercicioUma iniciativa simples que mostrará uma mudança imediata é o planejamento de uma rotina diária (comece com 10 minutos) de leitura especializada. Comece com textos simples e que tragam conteúdos relevantes, como revistas técnicas ou de business, jornais de negócios e posts em aplicativos.

Este tipo de leitura vai enriquecer seu vocabulário, além de manter você atualizado com as tendências do mercado em que você atua. Sempre que puder, amplie o repertório de sua leitura, tentando incluir temas de economia, política e leitura de livros de grandes executivos. Aproveite a conveniência do Facebook e assine serviços gratuitos digitais de grandes meios de comunicação (revistas digitais, por exemplo) para receber seus posts.

Inclua leituras relacionadas à saúde e bem estar! Você só conseguirá executar todos seus planos, se tiver energia e disposição, seja para qual for seu objetivo. Veja abaixo sugestões de leitura:

Assim como a inclusão de leituras produtivas traz grandes benefícios, é importante que você se aproxime de pessoas com conteúdo, pessoas com atuação mais adiantada e avançada em sua área do conhecimento. Você só tem a ganhar ao buscar a companhia de quem já passou pelo caminho que você está trilhando agora.

Napoleon Hill já dizia em sua obra Pense e Fique Rico afirma que uma das chaves da prosperidade é formar alianças com pessoas que poderão contribuir com experiência ou conhecimento, ele chama essa aliança de mastermind.

Tim Ferriss já diz que somos a média das pessoas com quem convivemos. Por isso, para um tempo e reflita as pessoas que estão mais próximas a você e veja como elas influenciam seu comportamento e sua atuação. Elas desafiam você? Estimulam você a ir adiante? Ou causam o efeito oposto, desestimulando ou deprimindo você?

Inegavpassaporteelmente, outra iniciativa é começar ou continuar um curso de língua estrangeira. Tanto inglês ou espanhol são boas opções, claro que devem estar alinhadas com seu objetivo profissional e da exigência do seu plano de carreira. Aproveite o subsídio que muitas empresas oferecem para fazer um curso e participe de oportunidades que as multinacionais dão aos seus empregados com projetos especiais e, até mesmo, viagens internacionais. Aprender uma língua estrangeira cria novas conexões nos seu cérebro, exigem que você mude de perspectiva e passe a pensar de outra forma.

Por fim, pensando em um investimento com um retorno a longo-prazo, pesquise em sua cidade, ou redondezas, instituições que ministrem cursos de pós-graduação ou mestrado profissional com uma proposta prática, de análise de mercado e que também tenham em sua grade de cursos elementos de Big Data, análise de métricas e interpretação de dados (tópico para ser abordado em outro artigo).

Não deixe escapar oportunidades de participação em cursos técnicos, congressos de sua área, cursos a distância (EAD), visitas técnicas, palestras entre outros eventos que frequentemente acontecem ao seu redor e, provavelmente, passam despercebidos.

Se quiser, mande seu currículo para revisão gratuita AQUI, na qual você receberá sugestões de melhoria de layout e de conteúdo, se aplicável.

Se gostou, compartilhe!

2 comentários sobre “3 sugestões que vão ajudar a dar o próximo passo na sua carreira

Deixe um comentário