5 dicas de produtividade para começar a semana

Para muitas pessoas o final do domingo traz consigo um sentimento de tristeza pelo fim do fim de semana, de que mais uma semana se inicia. Como você diria que sua semana começa, se pudesse escolher uma palavra? Esta semana será…

… longa … difícil … atarefada… complicada… desafiadora… OU SERÁ tranquila… com boas reuniões… com aprendizados… com novas conquistas…

Definitivamente somos e concretizamos tudo aqui que pensamos e sentimos, mais ainda, tudo aquilo que escolhemos ser e sentir. Aprenda a reconhecer os limites que você se impõe a si mesmo todos os dias, limites que não fazem sentido, que não são verdadeiros e que acabam somente impedindo você de seguir adiante. Pare de criar crenças limitadoras!

Confira aqui cinco dicas para ajudar sua semana ser produtiva.

  • gerencie seu tempo, o seu recurso mais precioso!

Christian Barbosa chama a atenção para o hábito comum de dizer “não tenho tempo”, que é tão aceito, mas que é uma crença limitadora gigante e bloqueia completamente seu desenvolvimento. Confira o vídeo em que ele fala sobre isso.

  • descarregue todas suas idéias logo cedo!

Se você tem muitas preocupações ao mesmo tempo, muitos pensamentos dando voltas na sua cabeça brigando por prioridade chegando a ser paralisante, a melhor atitude é fazer um lista, sem filtros, vá escrevendo, separe 10 minutos, dê oportunidade para que todos os pensamentos fluam e apareçam e saiam da sua cabeça para o papel e comprometa-se consigo mesmo a dar atenção apenas ao que está na lista.

Se você sentir que precisa de ajuda, utilize técnicas de meditação para manter o equilíbrio de pensamentos. Confira meu artigo sobre a Importância da Meditação, onde você vai conferir que presidentes de grandes corporações fazem meditação regularmente para ajudar na tomada de decisão.

  • transforme sua lista em uma agenda!

A criação da lista é um grande passo, mas é preciso ir além, ainda é necessário dar prioridades para cada item (sendo 1 o mais importante e 3 o menos importante) e, por fim, distribuir esta lista ao longo da sua semana. Seja benevolente com você mesmo e distribua as tarefas de segunda a quinta, se possível de maneira uniforme deixando a sexta para um tipo de fechamento e balanço.

  • comunique sua agenda de atividades e gerencie expectativas!

Se os itens de sua lista têm algum impacto sobre outras pessoas, ou outras pessoas dependem de seu resultados, é importante que você comunique as pessoas envolvidas, assim elas saberão quando poderão contar com você e como bônus, você ganha credibilidade, as pessoas passarão a ver você com mais profissionalismo e maturidade. Confira meu artigo sobre Inteligência Emocional para entender mais sobre esse tema.

  • você não trabalha para o e-mail, é ele que trabalha para você!

Muitas pessoas se tornam obcecadas com a caixa de entrada de seu gerenciador de correios, esperando mensagens, como se muitas mensagens fosse sinônimo de produtividade ou importância. Muitos e-mails significa apenas uma coisa, perda de tempo e portanto paralisia do trabalho. Se você dedica muito tempo à leitura e resposta de e-mails, você vai gastar muito mais tempo para realizar seu trabalho depois.

Confira aqui o testemunho do Bruno Nogueira Pinheiro em seus princípios da liberdade e se inspire com seu método de trabalho.

DICA BÔNUS: mantenha sempre sua saúde dentro de seu foco!

É importante manter seu bem estar tanto físico quanto emocional para que tenha força e disposição para trabalhar e também passar tempo de lazer de qualidade com sua família e amigos. Confira alguns artigos do Dr. Renato Zilli sobre saúde e bem estar.

Quer conversar mais, entre em CONTATO.

Se quiser, mande seu currículo para revisão gratuita AQUI, na qual você receberá sugestões de melhoria de layout e de conteúdo, se aplicável.

Muitos sucesso e boa semana!

2 comentários sobre “5 dicas de produtividade para começar a semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s